A República da Guiné-Bissau é (oficialmente) um país de língua portuguesa localizado na costa ocidental da África, compartilhando fronteiras com o Senegal e a República da Guiné.

O Escotismo foi introduzido na Guiné Portuguesa no ano de 1966, através da Igreja Católica e da ação direta do Padre Artur Carreira das Neves. Seu objetivo era proporcionar aos jovens uma educação não formal baseada nos princípios e métodos do Movimento Escoteiro. Isso levou à criação do Corpo Nacional de Escutas Guiné-Bissau – Escotismo Católico, que foi proibido em 1974, após a independência do país e a instalação de um regime unitário.

Em 1993, juntamente com a liberalização e democratização do país, foram criadas duas associações escoteiras, a saber, o Corpo Nacional de Escutas da Guiné-Bissau (CNE-GB) e a Organização dos Escuteiros da Guiné-Bissau (OEGB).

Para cumprir os requisitos de participação na Organização Mundial do Movimento Escoteiro, as duas associações assinaram um Memorando de Entendimento inicial em janeiro de 2012 e, após um acordo em maio de 2016, que constituiu a base para uma fusão que deu lugar a apenas um escoteiro. associação: Escuteiros da Guiné-Bissau (EGB).

O EGB é um movimento educacional voluntário, não político, para jovens aberto a todos, sem distinção de gênero, origem, raça ou credo, de acordo com o propósito, princípios e método concebidos pelo fundador do Escotismo. O seu objectivo é contribuir para o desenvolvimento dos jovens, apoiando-os na realização do seu potencial como cidadãos responsáveis ​​e membros das suas comunidades.

O EGB é composto por 34 grupos locais espalhados por todo o país, com um total de 9.698 pessoas, incluindo líderes. Esses grupos podem ser pluri-confessionais ou ligados a uma determinada religião. Tradicionalmente, cada grupo local é composto por quatro unidades, uma para cada seção de idade (Cubs, Scouts, Ventures e Rovers). A coordenação do EGB é feita por uma Equipa Nacional (Direção Nacional) eleita regularmente, de acordo com os estatutos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here